sábado, 29 de novembro de 2008

Os alunos e o tempo

Hoje é muito comum os professores falarem - "os alunos não são mais os mesmo", "por que no meu tempo...", essas falas ecoam e me fico a perguntar: será que o futuro da educação está calcado no passado? É preciso manter um referêncial no passado, mas olhar para frente.
E todas as vezes que que reflito sobre essa questão me lembro da letra da música Parabolicamara do Gilberto Gil (Antes mundo era pequeno/Porque Terra era grande/Hoje mundo é muito grande Porque Terra é pequena./ Antes longe era distante./Perto, só quando dava...). Pode-se constatar através dessa letra, que as mudanças ocorridas a cada dia nesse mundo em função das transformações que são mais intensas e mais rápidas, mediadas pelos avanços tecnológicos, que passam a impressão de que ocorreu uma diminuição do mundo, de que o planeta Terra ficou menor.
As escolas, inseridas nesse contexto, não ficam para trás. Acompanham as mudanças da sociedade, por isso os nossos alunos não são mais os mesmos, pois nossos alunos estão inseridos em outro contexto histórico. Devido a isso, as escolas devem estar agregando mais valores procurando atender uma aprendizagem e formação integral mais voltada para atual realidade.
O passado é referência e deve ser sempre utilizado numa perspectiva de mudança buscando superar e não apenas ficar na questão do saudosismo de querer aplicar as mesmas questões.

Nenhum comentário: